Ansiedade e Depressão são duas doenças que têm se tornado cada vez mais recorrentes nos dias atuais. Contudo, muitas pessoas acreditam que esses distúrbios são iguais, quando, na verdade, eles possuem vários pontos distintos.

E entender o que diferencia cada um é essencial. Tanto para procurar um especialista como para o tratamento.

Por isso, nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre Ansiedade e Depressão. Confira!

Ansiedade e Depressão tem diferença?

A Ansiedade e Depressão são dois distúrbios que possuem alguns traços parecidos. E em muitos casos, uma doença pode acabar levando a outra.

Entretanto, elas são problemas considerados distintos e que exigem diferentes tipos de tratamentos.

Depressão

A depressão é um distúrbio mental que pode ser causado por diversos fatores, tais como mudanças hormonais, alterações no circuito mental, estresse, traumas e até pré-disposição genética. Ela é caracterizada pela perda de interesse em atividades cotidianas, bem como tristeza e ausência de prazer.

Entre os sintomas dessa doença estão:

  • Problemas para dormir;
  • Distúrbios alimentares;
  • Irritabilidade;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Fadiga;
  • Isolamento social entre outros.

Existem várias formas de tratar esse tipo de doença. Um dos principais tratamentos é o uso de medicamentos, tais como: Inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS); Antidepressivo; Ansiolítico; e Antipsicótico.

Outro tratamento muito comum é a Psicoterapia. Esse tipo de processo é focado em analisar os possíveis gatilhos que desencadeiam a doença, e tratá-los.

Ainda existem terapias alternativas, como a dança. Por meio dessa pratica, é possível auxiliar o paciente a se soltar mais e colocar os sentimentos para fora, bem como a estimular o autoconhecimento e a interação social.

Ansiedade

A ansiedade por sua vez apresenta algumas características que a distinguem da depressão como a preocupação excessivas, duradouras e constantes; dificuldade para controlar os sentimentos; medo de situações cotidianas; frequência cardíaca elevada; e respiração rápida.

Ela também pode ser causada por diverso fatores, desde estresse até vícios em substâncias.

Entre os principais sintomas da ansiedade são:

  • Mendo constante;
  • Irritabilidade e mudanças de humor;
  • Dores físicas e tensões;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas digestivos;
  • Elevação dos batimentos cardíacos entre outros.

A ansiedade também pode ser tratada de diferentes formas. Uma das mais comuns é com a prescrição de medicamentos que ajudem no controle dos sintomas.

Além disso, também é possível utilizar terapias alternativas como a dança para o tratamento desse distúrbio. Isso porque, esse tipo de atividade ajuda no controle dos sintomas e também auxilia a pessoa a ter mais controle e foco.  

Diferença entre Ansiedade e Depressão

Enquanto a depressão é uma doença que causa a sensação de tristeza e a perda de prazer, a ansiedade é caracterizada por aumentar o nível de preocupação das pessoas, tornando isso algo excessivo. E como as doenças possuem sintomas bem parecidos, muitas vezes são confundidas.

Por conta disso que é tão importante procurar um médico especializado. Ele irá avaliar uma série de fatores, desde a produção hormonal do paciente até o histórico familiar.  

Somente então que o especialista poderá indicar o melhor tratamento. E em muitos casos, ele indica diferentes abordagens de modo conjunto, como o uso da medicação junto com psicoterapia.

Uma das semelhanças dessas doenças é que elas exigem a longo prazo e merecem atenção adequada. Nenhuma das duas é “frescura”, como muitas pessoas acreditam.

Além disso, ambas podem desencadear comodidades, tais como distúrbios alimentareis, hipertensão, e em alguns casos mais críticos até mesmo o suicídio. Logo, é fundamental procurar um médico.

Tenha em mente que a ansiedade e depressão têm cura, e que é possível buscar tratamentos, como a dança, que ajudem não só na cura das doenças, mas também tragam mais qualidade de vida para o paciente.

Quer saber como amenizar os sintomas do estresse, ansiedade e depressão? Clique aqui para baixar nosso E-Book


Leave a Reply

Your email address will not be published.