O estresse no trabalho se tornou um problema recorrente entre profissionais de diversos segmentos. E essa condição, se não cuidada a tempo, pode acabar gerando sérios prejuízos para a vida pessoal e carreira de quem sofre com esse transtorno.

Isso porque ficar muito estressado afeta diretamente a produtividade bem como a qualidade de vida. Inclusive, é comum que o estresse seja associado a outras comorbidades, como dificuldades para dormir, distúrbios gástricos e até mesmo depressão.

Continue lendo esse post e descubra quais são os motivos que podem levar ao estresse no trabalho e o que fazer para eliminar esse problema no seu ambiente de trabalho.

Motivos que podem causar estresse no trabalho

O stress no trabalho pode ser desencadeado por uma série de motivos. Veja abaixo quais são eles:

·       Excesso de trabalho

Um dos motivos mais comuns que pode desencadear o estresse é o excesso de trabalho. Metas impossíveis, tarefas que só se multiplicam, pilhas de documentos para ver, tudo isso vai se somando e criando assim um cenário insustentável.  

·       Falta de comunicação efetiva

Esse é um problema recorrente entre muitas empresas, principalmente naquelas onde as equipes são novas. A falta de uma comunicação efetiva gera o desencontro de informações.

E com isso fica mais fácil para conflitos surgirem. Seja por causa de uma tarefa que atrasou, ou por uma demanda que foi passada errada.

·       A infraestrutura em si

Pode não parecer, mas a infraestrutura em si também pode ser um dos fatores que gera o estresse no trabalho. Atividades praticadas em mobiliários pouco ergonômicos, por exemplo, acabam gerando muito cansaço físico e mental.

E a falta de equipamentos adequados para exercer as tarefas do dia a dia também pode ser um dos motivos que deixa uma pessoa estressada.

Como acabar com o estresse no ambiente de trabalho

Se você deseja por um fim no estresse no ambiente de trabalho, é importante tomar algumas atitudes tanto dentro como fora. Afinal de contas, essa sensação estressante acaba indo para fora da rotina profissional.

Por isso, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

·       Respeite os seus limites

A primeira grande dica para diminuir e combate o estresse no trabalho é respeitar os próprios limites. Não tente pegar mais tarefas do que realmente pode, e se puder converse com o seu gestor para que haja um gerenciamento mais eficaz de atividades.

Tenha sempre em mente que a sua saúde deve estar em primeiro lugar.

·       Pratique dança

A dança é uma excelente forma de combater o estresse a ansiedade. Mesmo sendo feita fora do ambiente de trabalho, ela serve como uma válvula de escape para todos aqueles sentimentos e até mesmo a tensão que se acumula.

Além disso, esse tipo de atividade também é altamente recomendado para estimular o autoconhecimento. Por meio dos movimentos de dança, por exemplo, você consegue focar em outras coisas, até mesmo nos sentimentos e situações que estão de deixando com estresse.

A dança também age diretamente na produção de hormônios do seu corpo. Ele passa a produzir mais hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

·       Converse com os colegas

Da mesma maneira que você pode estar estressada por situações chatas dentro do ambiente de trabalho, o seu colega também pode estar. Por conta disso, mais uma das dicas de como combater o estresse no trabalho é conversar com eles.

A grande maioria dos conflitos dentro do ambiente de trabalho pode ser evitada ou resolvida com facilidade com uma comunicação mais clara e assertiva.

·       Pratique exercícios físicos

Você também pode diminuir seu estresse praticando exercícios físicos. Eles também ajudam a estimular aquela sensação de bem-estar por conta da produção hormonal.

Além disso, por meio das atividades físicas você também consegue diminuir a tensão do corpo e de quebra aumenta a sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre como combater o estresse no trabalho e assim ter mais qualidade de vida? Então não deixe de baixar nosso e-book!


Leave a Reply

Your email address will not be published.